Dear member,

This community is currently archived due to the absense of interactions in the past year. Please, note that its content remains available for reference.

Please, join the Community of Practice on SSC for Children (CoP-SSC4C) to stay in touch with experts and to obtain new information about South-South Cooperation initatives. 


Contexto

Ao longo dos últimos dez anos, programas de proteção social e segurança alimentar têm ganhado importância significativa como elementos-chave na erradicação da pobreza no Brasil e na África. A fim de melhorar e expandir estes programas através do intercâmbio de conhecimento, o Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo trabalha com uma abordagem inovadora. O apoio prestado pelo IPC- IG é baseado em experiências anteriores de iniciativas de aprendizagem Sul-Sul e triangular, registradas em diversas publicações, bem como o desenvolvimento do Social Protection Gateway; a participação na Iniciativa Brasileira de Aprendizagem Mundo sem Pobreza e o papel de facilitador na Comunidade de Práticas da África em Transferência de Renda e Transferência de Renda Incondicional.

A Comunidade Cooperação Sul-Sul em Proteção Social e Segurança Alimentar foi criada pelo IPC- IG para apoiar a execução de suas atividades no âmbito do projeto: "Brasil e África: Combatendo a Pobreza e Empoderando Mulheres através da Cooperação Sul-Sul". Este projeto é implementado por vários parceiros (PNUD, IPC-IG, UNFPA, ONU Mulheres) e financiado pelo DFID. O IPC-IG é responsavável pelo Resultado 1 do projeto, visando à "troca de conhecimento e aprendizagem em países africanos de renda baixa (LICs em inglês) sobre o desenho e a implementação de programas de desenvolvimento social/proteção social inspirados pelas experiências e práticas de políticas públicas brasileiras, contribuindo para o objetivo maior de erradicação da pobreza".

                                                            

Missão

O objetivo desta Comunidade Online é facilitar a troca de conhecimento sobre experiências de cooperação em matéria de proteção social e segurança alimentar entre a África e o Brasil e, em particular, para compreender o impacto alcançado até agora das iniciativas de intercâmbio e aprendizagem nestas áreas e entender melhor as demandas e expectativas dos formuladores de políticas públicas brasileiros.

 

Instrumentos

Os membros da Comunidade Cooperação Sul-Sul em Proteção Social e Segurança Alimentar são convidados a contribuir para o conteúdo das seções de documentos, notícias e calendário comunitário. A ferramenta mais relevante para a troca interativa de seus membros são as discussões online organizadas pelo IPC-IG e parceiros, onde os membros podem compartilhar suas sugestões, opiniões e experiências. Cada discussão tem um objetivo específico, cronograma e público alvo correspondente ao tópico da discussão*.

* O conteúdo e os comentários compartilhados por membros serão apenas visíveis a outros membros da comunidade e convidados registrados. A divulgação ao público externo será feita após a aprovação de cada membro.